Curiosidades


Você sabe qual é o material mais duro do mundo???


É o DIAMANTE. Ele ainda mantém o posto de material mais duro que existente na natureza. O mineral suporta altíssimas pressões, e só pode ser riscado por outro diamante. Ele tem várias aplicações, uma delas é industrial.



-----------------------------------------------------------------------



A química da Tatuagem






Os elementos da Família B da tabela são denominados Elementos de transição e é a partir deles que surgem as tatuagens. Os elementos de transição possuem a propriedade de formar compostos coloridos, por isso são empregados para muitos fins, como por exemplo, fabricar vidros coloridos. 

           As tatuagens podem ter vários significados, depende do ponto de vista: em alguns grupos sociais elas funcionam como forma de comunicação não-verbal, e servem para identificar os membros de um mesmo grupo, tribo ou sociedade. 

           A técnica utilizada nas tatuagens permanentes consiste em introduzir na derme com o auxílio de agulhas, pigmentos que ficam retidos nas células da pele. Os pigmentos mais comuns e suas cores específicas estão relacionados a seguir: 

Pigmento Cor 

Sais de cádmio .....................................................Amarelo ou vermelho 
Sais de crômio .....................................................
Verde 
Sais de ferro ........................................................Castanho, rosa e amarelo 
Sais de cobalto ....................................................Azul 
Sulfeto de Mercúrio ............................................Preto 
Carbono (carvão) ................................................Preto 
Óxido de Titânio .................................................Branco 



-----------------------------------------------------------------------

Curiosidade do Mundo Animal


Mais barulhento
O mais barulhento dos animais terrestres é o bugio das Américas Central e do Sul. Os machos possuem uma estrutura óssea na parte superior da traquéia que permitem que o som reverbere. Seus gritos assustadores foram descritos como um misto de latido de cão e zurro de asno, ampliado mil vezes, seus gritos podem ser ouvidos a até 5 Km de distância.

Mais fortes
Em proporção ao seu tamanho, os animais mais fortes são os besouros gigantes, encontrados principalmente nos trópicos. Testes realizados com o besouro-rinoceronte demonstravam que pode suportar em seu dorso 850 vezes o próprio peso. Para efeito de comparação, um homem pode levantar (com um auxílio de suporte) apenas 17 vezes o próprio peso.

Mordida mais forte
Um tubarão pardo de 2 m de comprimento pode exercer uma força de 60 Kg entre suas mandíbulas, o equivalente a uma pressão de t/cm2 nas pontas dos dentes. Apesar de não terem medido as mordidas de tubarões maiores, como o tubarão branco, deve ser ainda mais forte.

Olfato mais aguçado
O olfato mais aguçado existente natureza é o do macho da mariposa imperador que segundo experimentos feitos na Alemanha em 1961, pode detectar a substância sexual produzida pela fêmea virgem à distância de 11 Km, contra o vento. Os receptores localizados nas antenas do macho são tão sensíveis que são capazes de detectar uma única molécula de substância.

Mais venenosos
Os pequenos e brilhantes sapos das Américas Central e do Sul secretam algumas das toxinas biológica mais mortais conhecidas. A espécie é tão perigosa que os cientistas precisam usar luvas grossas para manipulá-la, no caso de eles terem cortes ou arranhões em suas mãos.

Fonte: http://www.sobiologia.com.br/curiosidades.php



-----------------------------------------------------------------------

ENERGIA







Você sabe qual a energia suficiente para aquecer uma xícara de café?

Se uma pessoa gritasse por aproximadamente 8 anos e 8 meses, esta teria produzido a energia suficiente para aquecer uma xícara de café.




-----------------------------------------------------------------------

BALÕES DE ANIVERSÁRIO






Alguma vez você já se perguntou por que os balões de aniversário murcham depois de alguns dias?

A resposta para este questão é muito simples...

O ar contido no balão vai escapando por minúsculas aberturas, indetectáveis a olho nu, até o balão estar totalmente ou parcialmente vazio.


-----------------------------------------------------------------------

Animais que não bebem água....






Existem mamíferos capazes de viver sem ingerir água diretamente ou através das plantas suculentas. Sendo isso possível, porque quando acontece o processo metabólico dos alimentos, e ocorre à produção dos subprodutos CO2 (gás carbônico) e H2O (água) (que são eliminados pelo corpo), a água acaba ficando retida no próprio organismo dessas espécies, através da mínima perda de líquido na urina e no suor. Exemplo: rato-canguru - vive região central e oeste da América do Norte (área que fica seca em vários meses do ano).

Fonte: Revista Mundo Estranho, Fevereiro de 2010, pág. 58.


-----------------------------------------------------------------------
O Deserto....

Deserto do Saara
Fonte: http://www.adventurezone.com.br/blog/expedicao-mediterranea-deserto-do-saara


As temperaturas no deserto podem chegar a absurdos 50°C ou até mais, dependendo-se das circunstâncias, todavia as temperaturas à noite podem cair para até 10°C ou menos. Isso ocorre devido a existir pouco vapor d’água na atmosfera, acabando-se por não ocorrer formação de nuvens, (que ajudam nas oscilações de temperatura). As nuvens funcionam como estufas, retendo o calor da superfície terrestre, evitando grandes perdas de calor durante a noite. Assim pode-se dizer que as quedas bruscas de temperatura no deserto, estão relacionadas a não formação nuvens e a perda rápida de calor do solo seco do deserto para atmosfera.

Fonte: Revista Mundo Estranho, Junho de 2010, pág. 70 a 71.


-----------------------------------------------------------------------


Você sabia que...

Os furacões podem ser classificados em cinco tipos, sendo que o mais “perigoso”, classificado como tipo 5, pode chegar a mais de 249 Km/h, e pode destruir tudo em seu caminho.

Fonte: Folha.com (29/08/2005–9h58min)